quarta-feira, 15 de abril de 2009



A metáfora do filtro solar

As diversas interpretações que temos da vida é um fato curioso... Outro dia mesmo, estávamos ouvindo a música do filtro solar, aquela que diz: “não se esqueça do filtro solar”. Achei linda a mensagem, não devemos nos esquecer de poupar nossas dores, acreditar que existe um meio de evitar o sofrimento. Acreditava que era essa a mensagem, porque o filtro solar representa isso para mim: “- Você deve se preocupar com a sua vida sempre, não se esquecer do quanto ela é importante, não se esquecer do f.s. !!!” Ele não evita o câncer? O câncer não provoca dores? Então imaginei que se alguém quisesse aconselhar o uso do filtro solar em uma música deveria ser porque é uma boa metáfora sobre prevenção de acidentes na vida e não somente na pele.
Estava enganada! Todos, discretamente, me corrigiram: “não, o autor apenas pede que as pessoas não deixem de usar filtro solar e fazer várias outras coisas importantes, que são enumeradas na música”. Meu Deus, como fui tola! A vida é tão simples e eu tendo sempre a complicá-la... Mas para mim a graça está nas metáforas e no que é complicado da vida. Não devemos pensar naquilo que nos cerca de uma forma superficial, é um bom exercício para os dias de folga: parar e pensar no verdadeiro significado da vida, além daquele usual.
Fazemos as coisas de maneira tão automática que nos esquecemos de seus valores... Ao passar o f.s. estaremos evitando uma situação trágica e, com isso, evitaremos dores e sofrimento para nós e todos aqueles que nos cercam. A frase “não se esqueça do filtro solar” me remete ao fato de não esquecer que a vida é valiosa. O automatismo na rotina nos leva ao esvaziamento. A rotina é importante, pois quando saímos dela é, quase sempre, porque algo de ruim aconteceu, mas devemos realizar as tarefas rotineiras com amor e atenção nos seus verdadeiros significados, ter carinho em exercê-las e pensar em todas elas como se fossem o f.s.! Cada vez que lembramos de passá-lo é como se estivéssemos lutando por uma vida saudável e sem transtornos.
Desta forma, devemos considerar como f.s. o bom dia que damos àqueles que nos cercam, o sorriso que abrimos para aquele menininho que sempre pede dinheiro no sinal e sempre lhe negamos, os desejos alcançados que esquecemos de agradecer, as refeições diárias que realizamos às vezes tão automaticamente que nem nos damos por saciados, o trabalho diário, a saúde física e mental para realizá-lo, enfim tudo aquilo que nos dá condições de estarmos vivos. Se pudermos não esquecer de usar todos esses filtros solares com o carinho e gratidão que eles merecem, sem dúvida, reduziremos, e muito, os riscos da vida sofrida que tanto tememos...Essas diversas interpretações que a vida tem é uma beleza tão grande que nos permite dialogar e explorar profundamente tudo que nos é ofertado. Adoro criar essas metáforas e aplicá-las no dia a dia como se fossem o f.s., é uma atividade que para uns pode ser bobagem ou perda de tempo, mas evitar o câncer da rotina automática para mim é fundamental e vale a pena!

Um comentário:

  1. Amei seu blog! Você escreve muito bem. Adorei seu texto!
    É isso aí, temos que ver aprendizado em tudo, até no filtro solar. O olhar atento nos faz crescer e assim tudo na vida nos ensina e serve como mestres, até a música do filtro solar.
    Bjos!
    Lívia.

    ResponderExcluir